quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Projeto de Lei dos Esportes da Mente inclui cubo mágico




O cubista Gabriel Castanhede (São Luís/MA) criou um grupo nas redes sociais com o objetivo de reunir aproximadamente 70 pessoas que organizam campeonatos de cubo mágico no Brasil. A iniciativa visa estabelecer um contato direto com a Associação Brasileira de Cubo Mágico (ABCM) aproveitando que alguns dos seus membros também são organizadores. “Nosso propósito é trocar informações e experiências. Pretendemos buscar formas de melhorar os campeonatos, torná-los mais divertidos e menos burocráticos. Pensaremos em estratégias para que o cubo cresça ainda mais em nosso país”, justificou Castanhede.
Quem são os organizadores de campeonatos de cubo mágico no Brasil? Como são escolhidos os locais de competição? De que forma são divulgadas as competições? Quais iniciativas existem em prol do cubo mágico no país? Como contribuir para que pessoas surdas e cegas possam aprender os algoritmos de resolução? Onde buscar recursos? Este último questionamento trouxe para discussão a questão do projeto de lei (PL N º 6.210/16), que reconhece os esportes da mente como modalidades esportivas, apresentado pela deputada Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO).
Rafael Correia (Feira de Santana/BH) lembrou que houve audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o tema, no dia 4 de outubro de 2016. O Gabinete da deputada informou que este projeto de lei já passou pela Comissão de Esporte e está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para o exame de constitucionalidade, juridicidade e de técnica legislativa. “Passando por lá, ele vai para o Senado Federal, como Casa revisora, e em seguida, seguirá para a sanção do presidente da República, onde virará lei. Quem fará o reconhecimento será o Poder Executivo através do Ministério do Esporte”, explicou o assessor legislativo, Alex Ribeiro Oliveira dos Santos.
“Os esportes da mente, entre eles xadrez, gamão, cubo mágico, jogos eletrônicos, truco, pôquer e bilhar, transformaram-se em importante ferramenta social e pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento do indivíduo e a melhoria da sociedade. Esperamos apoio, pois eles são benéficos por propiciarem estímulo da memória, o aprimoramento da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio, dentre outros aspectos”, explicou a deputada ao portal do Ministério do Esporte.
Segundo Alex Ribeiro Oliveira dos Santos, a Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados é o local onde os esportes físicos, esportes da mente e o e-esporte são discutidos que há uma predominância dos esportes físicos. Por isso, sugeriu que iniciativas como o Projeto Cubo Mágico da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma sejam endereçados ao Deputado Ezequiel Teixeira (Podemos/RJ), presidente do colegiado.
Todo ano, os 513 deputados e os 81 senadores debatem e fazem emendas orçamentárias para o Orçamento-Geral da União (OGU). No campo dos esportes, entidades, prefeituras, estados e o Distrito Federal podem solicitar recursos para fazer eventos, cursos, obras de construção, ampliação e reformas de unidades esportivas pelo Brasil inteiro. Também há pedidos voltados para os esportes da mente e os e-esportes.
Pedro Roque (Belo Horizonte/MG), campeão sul-americano, espera que o cubo mágico seja reconhecido com a lei que pretende incluí-lo como esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário